Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Escrever e escrever, pensar, refletir... afinal não é para isso que existem os blogs? Por aqui vão passar ideias, palavras, pensamentos... tudo o que nos der na real gana... ou não seremos "Levada da Breca".
Há sentimentos incontornáveis e porque aqui o normal é ser diferente fala-se com o coração, percebe-se com os olhos e ama-se com a alma.
Há projetos que basta serem simples para fazerem a diferença.
É o caso. Pelo segundo ano consecutivo, o CUIDAR DE QUEM CUIDA, uma iniciativa da freguesia de castelo branco, aliviou famílias, deu descanso aos cuidadores atenuando-lhes a fadiga, na altura em que todos deviam descansar, simplesmente porque são férias.
Mas, e os cuidadores? Aqueles que em Agosto, quando todas as instituições, fecham portas, para descanso do pessoal, não havendo, digo eu a sensibilidade necessária para perceber que há quem não consiga cuidar dos seus. E continuo eu a afirmar, o argumento do todos precisam de férias já não cola, pois mal estariamos se todas as empresas e serviços se lembrassem de fechar em Agosto, para férias. O país parava!
Mas, já que as instituições cuidadoras, encerram para férias, a Junta de Freguesia decidiu substituir-se a elas e avançou, pelo segundo ano consecutivo com o projeto CUIDAR DE QUEM CUIDA. Mas que projeto é este?
José Pires e os seus pares, decidiram substituir-se a quem tinha obrigações e o próprio explica:
O projeto está estruturado e pelo país há já quem o solicite, para replicar. José Pires mostra-se satisfeito e deixa o repto às instituições albicastrenses para que se unam e possam fortalecê-lo e fazê-lo crescer.
O CUIDAR DE QUEM CUIDA continua no Natal, mas convém realçar que tudo isto funciona, porque os voluntários se juntam ao projeto.
O exemplo para aqueles que têm obrigações, mas que em Agosto entram em férias!
Agora pensem… os familiares que lidam ao longo do ano com os seus, que têm debilidades e que exigem atenção, ficam descansados quando os deixam nas diversas instituições, que assumem um papel impar, sem duvida, mas que quando chegam as férias pausam nas preocupações que deveriam continuar a assegurar.
Como assim não acontece, a Freguesia teve a sensibilidade de perceber o problema e procurar soluções. E assim nasceu o CUIDAR DE QUEM CUIDA, que é assegurado por quem também deveria estar junto os seus, mas que abdica de duas semanas de férias, junto da família… e que poderiam ser na praia, no campo ou na serra, mas são junto daqueles cujas famílias encontram aqui uma resposta responsável e cuidadora e que tanto ansiavam!
Poder-se-á dizer que também é responsabilidade da Junta assumir este papel. É verdade!
Mas não é responsabilidade dos que se voluntariam para ajudar.
É nisto que ninguém pensa!